Jiro Dreams of Sushi


Gosta de sushi e/ou quer conhecer um pouco mais sobre a cultura japonesa? Procure por este filme aqui: Jiro Dreams of Sushi.
2

Trailer:

Se vc entende inglês bem, tem até o documentário completo com comentários dos criadores no próprio YouTube… mas assista ele sozinho antes porque vale a pena.

Com um tema bem simples e focado em um único prato da culinária japonesa, alguns poderiam pensar que se trata de propaganda ou algo do tipo. Mas não é bem por aí.

O documentário é sim a respeito de um restaurante de sushi em particular e de uma família que a administra, mas fosse só isso eu não iria recomendar pra ninguém.

Mais que isso, Jiro Dreams of Sushi entra na filosofia de vida de Jiro, sua dedicação, a busca interminável pela experiência perfeita, o tipo de vida que leva, os incontáveis elementos que compõem essa arte de preparar e fazer o sushi com o nível de perfeccionismo e dedicação que ele traz, como pretende manter a arte e como isso afeta sua família e aqueles que estão a sua volta.

Com a incrível explosão de fama e as mais altas recomendações, único restaurante de sushi a ganhar 3 estrelas pelo guia Michelin, declarado como tesouro nacional no Japão, e mais várias outras coisas que atestam a qualidade do conjunto, você imagina um restaurante virado num palácio com telhado de ouro ultra moderno ou com pelo menos todas as “chiquezas” de restaurantes conceituados… é de espantar como está longe de ser o caso. Passasse na frente nunca ia imaginar a história.

Diretor: David Gelb

Diretor: David Gelb

É interessante como o diretor, David Gelb, conseguiu encapsular uma parte da cultura japonesa dentro de um tema tão específico. Mesmo pra quem não gosta de sushi, se for fã da cultura japonesa é parada obrigatória. xD

Engraçado é que até dá vontade de comer sushi depois de assistir o documentário, mas com uma certa tristeza já que vai ser muito difícil encontrar algum restaurante que chegue remotamente perto de proporcionar o pior dia de toda história da Sukiyabashi Jiro…. heuioaheiahe os restaurantes japoneses brasileiros não costumam chegar nem no nível de qualidade dos mais populares kaiten-zushi do Japão, quem dirá algo assim….😛

Mas convenhamos… eu não tenho o paladar pra fazer grandes distinções entre um bom sushi, e um sushi mahomenos. Pelo menos eu já sabia da importância da temperatura dos ingredientes… mas não fazia ideia da complexidade de preparar o ovo.😛
E vocês aí? Sabiam que era tão complicado fazer um bom sushi? Até que ponto?

Fotos: presskit da Magnolia Pictures

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s