Gosta de sushi e/ou quer conhecer um pouco mais sobre a cultura japonesa? Procure por este filme aqui: Jiro Dreams of Sushi.
Trailer:
Se vc entende inglês bem, tem até o documentário completo com comentários dos criadores no próprio YouTube… mas assista ele sozinho antes porque vale a pena.
Com um tema bem simples e focado em um único prato da culinária japonesa, alguns poderiam pensar que se trata de propaganda ou algo do tipo. Mas não é bem por aí.
O documentário é sim a respeito de um restaurante de sushi em particular e de uma família que a administra, mas fosse só isso eu não iria recomendar pra ninguém.
Mais que isso, Jiro Dreams of Sushi entra na filosofia de vida de Jiro, sua dedicação, a busca interminável pela experiência perfeita, o tipo de vida que leva, os incontáveis elementos que compõem essa arte de preparar e fazer o sushi com o nível de perfeccionismo e dedicação que ele traz, como pretende manter a arte e como isso afeta sua família e aqueles que estão a sua volta.
Com a incrível explosão de fama e as mais altas recomendações, único restaurante de sushi a ganhar 3 estrelas pelo guia Michelin, declarado como tesouro nacional no Japão, e mais várias outras coisas que atestam a qualidade do conjunto, você imagina um restaurante virado num palácio com telhado de ouro ultra moderno ou com pelo menos todas as “chiquezas” de restaurantes conceituados… é de espantar como está longe de ser o caso. Passasse na frente nunca ia imaginar a história.
É interessante como o diretor, David Gelb, conseguiu encapsular uma parte da cultura japonesa dentro de um tema tão específico. Mesmo pra quem não gosta de sushi, se for fã da cultura japonesa é parada obrigatória. xD
Engraçado é que até dá vontade de comer sushi depois de assistir o documentário, mas com uma certa tristeza já que vai ser muito difícil encontrar algum restaurante que chegue remotamente perto de proporcionar o pior dia de toda história da Sukiyabashi Jiro…. heuioaheiahe os restaurantes japoneses brasileiros não costumam chegar nem no nível de qualidade dos mais populares kaiten-zushi do Japão, quem dirá algo assim…. 😛
Mas convenhamos… eu não tenho o paladar pra fazer grandes distinções entre um bom sushi, e um sushi mahomenos. Pelo menos eu já sabia da importância da temperatura dos ingredientes… mas não fazia ideia da complexidade de preparar o ovo. 😛
E vocês aí? Sabiam que era tão complicado fazer um bom sushi? Até que ponto?