White Light, Black Rain



Possivelmente o melhor documentário que já assisti sobre as bombas nucleares de Hiroshima e Nagasaki, com entrevistas extensas e diretas de sobreviventes e envolvidos, sem ataques ou politicagem, com a mensagem mais clara que já vi – jamais podemos repetir o que aconteceu.

Dirigido pelo premiado diretor Steven Okazaki, o documentário transita entre o moderno e a história, desde o momento em que as bombas caíram até por algum tempo depois nas consequências às cidades, aos sobreviventes entre as entrevistas intercaladas com o mais extenso material coletado em vídeos e fotos que já vi.

Sem ser apelativo mas forte e gráfico o suficiente para deixar a mensagem muito clara que para os sobreviventes, aqueles foram dias de inimaginável e visceral inferno na Terra, é daqueles que deveriam ser vistos na escola.

Um pouco triste que não tem versão brasileira ainda, mas recomendo muito pra quem conseguir dar um jeito de assistir.
Encontrei a versão completa com legendas em português! Deixo aqui:

Tem alguns pedaços desencontrados no YouTube, e até uma versão completa que infelizmente está faltando as legendas para as entrevistas (que é absolutamente fundamental – a não ser que você entenda japonês, claro), mas vale um esforço extra pra encontrar e assistir.

E juro que não estou falando da boca pra fora… li o clássico livro de John Hersey (Hiroshima), li o mais recente O Ultimo Trem de Hiroshima (de Charles Pellegrino), assisti diversos documentários, entre diversos outros materiais (incluindo o manga Gen Pés Descalços cujo autor, Keiji Nakazawa, figura entre os entrevistados) – muitos dos quais também recomendo.

Mas acho que de todos, esse consegue aproximar e detalhar melhor, talvez pela simples presença em vídeo dos sobreviventes, o horror das bombas atômicas.
Enfim, fica forte recomendação!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s